Pedido de Informação nº 231 de 2025
Identificação Básica
Tipo de Matéria Legislativa
Pedido de Informação
Ano
2025
Número
231
Data de Apresentação
15/04/2025
Número do Protocolo
2923
Tipo de Apresentação
Texto Original
Numeração
Outras Informações
Apelido
Dias Prazo
Matéria Polêmica?
Não
Objeto
Regime Tramitação
Ordinária
Em Tramitação?
Sim
Data Fim Prazo
Data de Publicação
É Complementar?
Não
Origem Externa
Tipo
Número
Ano
Local de Origem
Data
Dados Textuais
Ementa
Requeiro que seja oficializado o Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Educação da Paraíba, para que forneça, no prazo legal, informações detalhadas sobre a existência, estrutura e funcionamento de protocolos de segurança escolar e planos de contingência nas unidades da rede estadual de ensino, voltados ao enfrentamento de situações de violência, ameaças ou riscos iminentes à integridade física e emocional da comunidade escolar. Solicita-se, especialmente, as seguintes informações:
I – Se existe protocolo estadual formalizado com diretrizes e procedimentos padrão para atuação diante de situações de violência, ameaças, invasões ou risco à segurança de alunos e servidores nas escolas públicas;
II – Se as escolas da rede estadual possuem planos de contingência próprios e atualizados, com definição de atribuições, fluxos de ação e responsáveis pela execução;
III – Quais as orientações repassadas às equipes gestoras e pedagógicas quanto à atuação em cenários críticos e de risco à integridade dos estudantes;
IV – Se há formação específica para servidores sobre segurança escolar, prevenção de conflitos e enfrentamento de situações emergenciais
V – A existência de articulação formal entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para atuação conjunta e preventiva nas escolas;
VI – Número de ocorrências registradas nos últimos dois anos em escolas estaduais envolvendo episódios de violência ou ameaça à segurança.
I – Se existe protocolo estadual formalizado com diretrizes e procedimentos padrão para atuação diante de situações de violência, ameaças, invasões ou risco à segurança de alunos e servidores nas escolas públicas;
II – Se as escolas da rede estadual possuem planos de contingência próprios e atualizados, com definição de atribuições, fluxos de ação e responsáveis pela execução;
III – Quais as orientações repassadas às equipes gestoras e pedagógicas quanto à atuação em cenários críticos e de risco à integridade dos estudantes;
IV – Se há formação específica para servidores sobre segurança escolar, prevenção de conflitos e enfrentamento de situações emergenciais
V – A existência de articulação formal entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para atuação conjunta e preventiva nas escolas;
VI – Número de ocorrências registradas nos últimos dois anos em escolas estaduais envolvendo episódios de violência ou ameaça à segurança.
Indexação
Observação
Selos ODS
Nenhum selo ODS associado a esta norma.