Ordem do Dia/Expediente: 28 - Pedido de Informação nº 231 de 2025 em 10ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura (10ª Sessão Ordinária da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura)
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Matéria
Pedido de Informação nº 231 de 2025
Requeiro que seja oficializado o Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Educação da Paraíba, para que forneça, no prazo legal, informações detalhadas sobre a existência, estrutura e funcionamento de protocolos de segurança escolar e planos de contingência nas unidades da rede estadual de ensino, voltados ao enfrentamento de situações de violência, ameaças ou riscos iminentes à integridade física e emocional da comunidade escolar. Solicita-se, especialmente, as seguintes informações:
I – Se existe protocolo estadual formalizado com diretrizes e procedimentos padrão para atuação diante de situações de violência, ameaças, invasões ou risco à segurança de alunos e servidores nas escolas públicas;
II – Se as escolas da rede estadual possuem planos de contingência próprios e atualizados, com definição de atribuições, fluxos de ação e responsáveis pela execução;
III – Quais as orientações repassadas às equipes gestoras e pedagógicas quanto à atuação em cenários críticos e de risco à integridade dos estudantes;
IV – Se há formação específica para servidores sobre segurança escolar, prevenção de conflitos e enfrentamento de situações emergenciais
V – A existência de articulação formal entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para atuação conjunta e preventiva nas escolas;
VI – Número de ocorrências registradas nos últimos dois anos em escolas estaduais envolvendo episódios de violência ou ameaça à segurança.
Tipo de votação
Simbólica
Situação de Pauta
Observação
Requeiro que seja oficializado o Excelentíssimo Senhor Secretário de Estado da Educação da Paraíba, para que forneça, no prazo legal, informações detalhadas sobre a existência, estrutura e funcionamento de protocolos de segurança escolar e planos de contingência nas unidades da rede estadual de ensino, voltados ao enfrentamento de situações de violência, ameaças ou riscos iminentes à integridade física e emocional da comunidade escolar. Solicita-se, especialmente, as seguintes informações:
I – Se existe protocolo estadual formalizado com diretrizes e procedimentos padrão para atuação diante de situações de violência, ameaças, invasões ou risco à segurança de alunos e servidores nas escolas públicas;
II – Se as escolas da rede estadual possuem planos de contingência próprios e atualizados, com definição de atribuições, fluxos de ação e responsáveis pela execução;
III – Quais as orientações repassadas às equipes gestoras e pedagógicas quanto à atuação em cenários críticos e de risco à integridade dos estudantes;
IV – Se há formação específica para servidores sobre segurança escolar, prevenção de conflitos e enfrentamento de situações emergenciais
V – A existência de articulação formal entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para atuação conjunta e preventiva nas escolas;
VI – Número de ocorrências registradas nos últimos dois anos em escolas estaduais envolvendo episódios de violência ou ameaça à segurança.
I – Se existe protocolo estadual formalizado com diretrizes e procedimentos padrão para atuação diante de situações de violência, ameaças, invasões ou risco à segurança de alunos e servidores nas escolas públicas;
II – Se as escolas da rede estadual possuem planos de contingência próprios e atualizados, com definição de atribuições, fluxos de ação e responsáveis pela execução;
III – Quais as orientações repassadas às equipes gestoras e pedagógicas quanto à atuação em cenários críticos e de risco à integridade dos estudantes;
IV – Se há formação específica para servidores sobre segurança escolar, prevenção de conflitos e enfrentamento de situações emergenciais
V – A existência de articulação formal entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Segurança Pública para atuação conjunta e preventiva nas escolas;
VI – Número de ocorrências registradas nos últimos dois anos em escolas estaduais envolvendo episódios de violência ou ameaça à segurança.